Tipos de caches

 

Cache tradicional
Este é o tipo caixa (geocache) mais comum, e deve ser constituída no mínimo por um recipiente físico e um livro de registo (logbook) ou uma folha de registo (logsheet).
Recipientes maiores geralmente incluem também itens de troca. "Nano" ou "micro" caches são recipientes pequenos que apenas suportam uma folha de registo (logsheet).
As coordenadas publicadas na página da cache tradicional são a sua a localização exacta.

Multi-cache (Cache Offset)
As Multi-Cache ("múltiplas") envolvem dois ou mais locais a visitar. Mas na localização final tem de existir sempre um recipiente físico.
Existem muitas variantes, mas a maioria das Multi-Caches tem uma dica para encontrar a segunda cache, e esta uma dica para a terceira, e por ai em diante.
As cache offset (temos de visitar o local das coordenadas publicadas na pagina e obter dicas para o cache física) são consideradas Multi-Cache.
* Os pontos intermédios podem ser virtuais (recolher datas, contagem de algo no local) ou físicos (Micro ou nano com as coordenadas do ponto seguinte).

Caches mistério ou enigma
O "catch-all" de todos os tipos de cache, neste tipo de geocache para conseguirmos obter as coordenadas reais da cache temos de resolver primeiro alguns quebra-cabeças.
Caches mistério / enigmas tornam-se muitas vezes numa plataforma para geocaches inovadoras e personalizadas, que não se encaixam noutras categorias.

Letterbox Híbrido
Letterboxing é outro tipo de caça ao tesouro com várias pistas em vez das coordenadas.
Em alguns casos o proprietário da letterbox criou o recipiente de maneira a ser paralelamente uma letterbox e uma multi-cache, publicando assim as coordenadas na pagina oficial do Geocaching.com.
As híbrido Letterbox devem conter um carimbo, sendo que este não é um item de troca, devendo permanecer na caixa para que os próximos visitantes o possam utilizar para "carimbar" a sua visita. (são parecidas com as multi-caches, a maior diferença é o carimbo na cache final)

Wherigo ™ Cache
Wherigo é um conjunto de ferramentas para criar e jogar com um GPS aventuras no mundo real.
Ao participar e experimentar o Wherigo, chamado de cartucho, tornamos o geocaching numa experiência ainda mais rica, devido à maneira de conseguirmos encontrar a cache.
Entre outros usos, o Wherigo permite aos geocachers interagir com elementos físicos e virtuais, tais como objectos ou personagens, de maneira a que no final permita encontrar o recipiente físico. (são parecidas com as multi-caches)
É necessário um dispositivo de GPS que permita jogar o cartucho Wherigo.

Cache evento
Os eventos, são convívios de geocachers, actividades, onde é possível discutir e trocar ideias sobre o geocaching.
A página do evento tem as coordenadas da localização onde este se vai realizar, e após a sua realização é arquivado.

Mega-Evento Cache
As cache Mega-eventos são parecidas com os eventos, mas neste caso tem de ter mais de 500 participantes.
Os Mega-Eventos costumam ter actividades planeadas. Por vezes são vários dias de actividades adicionais em torno de um mega-evento.
Esses grandes eventos atraem geocachers de todo o mundo e costumam ser realizadas anualmente.

Eventos CITO
Cache in Trash Out é uma actividade intimamente ligada ao geocaching.
Enquanto procuram caches, os geocachers devem apanhar o lixo que vão encontrando pelo caminho e deixa-lo nos locais apropriados.
Os eventos Cache In Trash Out são encontros de geocachers que incidem sobre a limpeza de lixo, remoção de espécies invasoras, esforços de reflorestação ou a construção de trilhos.

EarthCache
Uma EarthCache é um lugar especial que as pessoas podem visitar para aprenderem mais sobre a ciência e os fenómenos naturais do nosso planeta.
As páginas das EarthCache incluem um conjunto de explicações, juntamente com coordenadas do local a visitar. Ao visitarmos as EarthCaches podemos observar como o planeta foi formado por processos geológicos ao longo dos anos, como lidamos com os seus recursos naturais. Em geral é um local onde os cientistas conseguem reunir informações sobre a formação da Terra.

Cache Virtual
As Cache Virtuais consistem na descoberta de um local ao invés de um recipiente.
Os requisitos para registar uma Cache Virtual podem variar, podemos ter de responder a uma pergunta ou mais perguntas sobre a localização, tirar fotos, executar uma tarefa, etc. Em qualquer dos caso, devemos visitar as coordenadas publicadas na pagina, antes de registarmos a nossa visita.
Embora muitos locais sejam interessantes, uma cache virtual deve ser suficiente fora do comum para justificar uma visita ao local.